Salário mínimo ideal deveria ser de R$ 6.606,13, diz Dieese

Por Redação | 18 set 2024

Em agosto, o valor do salário mínimo ideal para uma família de quatro pessoas deveria ter sido R$ 6.606,13 — valor 4,68 vezes maior que o atual, de R$ 1.412,00. A estimativa é do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que divulgou os dados em 5 de setembro.

A estimativa do Dieese é realizada mensalmente, com base na Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, e indica qual é o rendimento mínimo necessário para que um trabalhador e sua família possam suprir as despesas do mês com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

De acordo com o levantamento, o maior valor da cesta básica foi verificado em São Paulo. O custo do conjunto de alimentos foi de R$ 786,35, número 5,06% maior que em julho.

Nesse cenário, os trabalhadores que dependem do salário mínimo vigente, R$ 1.412,00, comprometem 60,21% da sua renda, de acordo com dados do Dieese. Assim, o salário mínimo acaba sendo insuficiente para suprir as necessidades básicas.

Por isso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região defende a política de valorização do salário mínimo.