Redução de energia aumentará a competitividade, diz presidenta Dilma

Por admin | 11 set 2012

A presidenta Dilma reafirmou que o pacote, nomeado de Novo Modelo do Setor Elétrico, aumentará a competitividade do país; terá efeito multiplicador em outros setores da economia e, combinado com outras medidas, vai garantir ao país uma década de crescimento. O depoimento foi feito nesta terça-feira, 11, durante anuncio da redução de energia.

“[O pacote] terá impacto sobre toda a economia, ao reduzir custo das mercadorias, melhorar a participação do país na disputa por mercados internacionais, criar mais empregos, reduzir a inflação”, listou.

Empresários concordam

A redução de até 28% no custo da energia elétrica diminuirá de 2% a 4% o custo de produção da indústria, avaliou o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade.

Segundo ele, a medida tornará o preço do produto nacional mais atraente tanto no mercado interno quanto no externo e dará às empresas mais fôlego para investir.

A CNI estima que as despesas com o insumo representam 3,9% do custo direto da produção industrial, com base em dados da Pesquisa Industrial Anual, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por meio de nota, a CNI afirmou que o anúncio feito hoje pelo governo “atende a uma antiga reivindicação do setor produtivo”.