FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Pronunciamento de Temer sobre reforma da previdência não convence

Por Cristiane Alves | 11 abr 2017

Michel Temer usou as redes sociais na quinta-feira, 6, para justificar a reforma da Previdência e anunciar mudanças no projeto de lei encaminhado ao Congresso. Ele ainda se utilizou da nossa bandeira de luta, “Nenhum Direito a Menos”, para dizer que a reforma não vai mexer nos direitos dos trabalhadores. Mentira deslavada. Veja porque:

Temer: Quem está aposentado não perderá absolutamente nada”

Fique de Olho: A reforma não mexe só com as aposentarias, mas também com benefícios pagos pelo INSS, como as pensões. Se o trabalhador falecer, a esposa vai receber menos que um salário mínimo.

E quem já aposentado perde porque a reforma vai fazer com que a correção da aposentadoria não siga a correção do valor do salário mínimo

Temer: “Quem já tem direito a aposentar-se também não perderá nada. O seu direito continuará a valer plenamente. Não precisará correr para aposentar-se. Ou seja, nenhum direito a menos”

Fique de Olho: Não é bem assim. Se a reforma entrar em vigor, homens com 50 anos ou mais e mulheres com 45 anos ou mais entrarão na regra de transição e serão duplamente penalizados: terá de somar 50% sobre o tempo que falta para contribuir e não vai receber 100%; isso porque o benefício será calculado pela média de todas as contribuições, não de acordo com as maiores, como é hoje.

Temer: “Estamos fazendo uma reforma que trará mais igualdade para todos. A Previdência será mais justa com os mais pobres e mais rígida com os mais ricos. Por exemplo, policiais não terão mais direito a aposentadoria especial. Servidores públicos não terão mais direito a aposentadoria especial.

Fique de Olho: Com a reforma, todos irão se aposentar aos 65 anos, tanto faz se o trabalhador começou a trabalhar com 15 anos ou com 26 anos. A reforma aumenta a desigualdade.

Temer: “Nosso país não tem espaço para privilégios”.

Fique de Olho: Os mais pobres começam a trabalhar bem mais cedo que os mais ricos. Além disso, para os pobres, a aposentadoria é a única ou a principal renda; para os ricos, não. A concentração da renda vai aumentar. O governo gasta 45% do Orçamento para pagar juros para os banqueiros. É quase o dobro do que se gasta com a Previdência. Isso, sim, é privilégio.

Temer: “A reforma estabelece novos padrões para o futuro. Todos terão de contribuir por 25 anos para se aposentar. A idade mínima será de 65 anos”

Fique de Olho: Na regra atual, um trabalhador pode se aposentar por idade após contribuir por 15 anos. Se a reforma já estivesse valendo, 79% dos trabalhadores que hoje estão aposentados por idade não teriam se aposentado

Temer: “Condição diferenciada para aposentadoria rural, pessoa com deficiência”

Fique de Olho: Tem de haver condição diferenciada para todos: policiais, professores. A reforma retira o tratamento necessário para categorias em que os trabalhadores sofrem com problemas de saúde clássicos e intensos.

Temer: “Com a aprovação da reforma, teremos crescimento e desenvolvimento econômico, criação de empregos e novas oportunidades para os brasileiros. Essa é a grande herança que queremos deixar para o futuro”

Fique de Olho: Já escutamos essa história antes. Nos anos 90, o governo FHC usava essa ladainha pra justificar as privatizações da patrimônio público, dizia que as privatizações eram necessárias para o país crescer. Ao invés disso, vivemos anos de miséria. Só vamos ter mais crescimento e geração de empregos quando, de fato, houver crescimento da produção, mais renda e fortalecimento das classe mais pobre.

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07