Miguel Torres

Valorizar as aposentadorias é distribuir renda

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  19 mar 2015

No último dia 10 a Câmara dos Deputados aprovou o texto principal do Projeto de Lei que mantém, até 2019, a atual política de valorização do salário mínimo, que tem como cálculo a correção da inflação do ano anterior, somada à variação do PIB (Produto Interno Bruto) dos últimos dois anos. O projeto aprovado ainda depende da votação de emendas, entre elas a que estende o reajuste às aposentadorias e pensões previdenciárias.

Essa é, também, uma forma de distribuir renda. Ainda mais num país onde inexistem políticas específicas voltadas a este importante contingente de cerca de 26 milhões de brasileiros. O que existem são mecanismos como o Fator Previdenciário, que obriga o trabalhador a se aposentar mais tarde, e uma divisão inexplicável entre quem tem benefício no valor de um salário mínimo e quem tem benefício maior.

Vale lembrar que a Força Sindical e as demais Centrais lutam, há tempos, pela revogação do Fator, assim como para que quem receba benefício superior a um salário mínimo tenha, também, ganho real, e não apenas a reposição da inflação, como hoje acontece.

A Força Sindical está empenhada nesta luta. Vamos continuar pressionando governo e Congresso, e acompanhar a votação na Câmara, para que a política de valorização do mínimo seja estendida a todos os aposentados e pensionistas.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical