Miguel Torres

Por juros baixos e pela Pauta Trabalhista

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  28 jan 2015

A política equivocada adotada pelo governo no que se refere à taxa de juros parece não ter fim. Na quarta-feira, 21, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, na primeira reunião do ano, elevou, pela terceira vez consecutiva após as eleições, a taxa Selic, referência para os juros cobrados de consumidores e empresas.

O aumento, de 0,5 ponto percentual, que levou a taxa de juros a 12,25% ao ano, patamar mais alto desde julho de 2011, demonstra a insensibilidade do governo que, na contramão dos anseios dos trabalhadores e do setor produtivo, provoca queda no desempenho industrial e o minguado crescimento do PIB.

A decisão contraria a criação de qualquer projeto de desenvolvimento para o Brasil, com investimentos substanciais no parque produtivo nacional, favorecendo a produção, fomentando o consumo e promovendo a geração de postos de trabalho de qualidade e distribuição de renda.

Milhares de trabalhadores, das principais Centrais Sindicais brasileiras, estarão nas ruas, por todo o País, no próximo dia 28, em defesa da Pauta Trabalhista. Vamos intensificar nossa pressão para que o governo promova uma redução drástica nos juros, que vêm provocando um crescimento econômico muito aquém das nossas reais necessidades.

Miguel Torres presidente da Força Sindical