SEJA SÓCIO!

Gilberto Almazan
COMPARTILHAR

Fortalecer a CIPA é fortalecer a prevenção

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 19 ago 2025

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) é um dos instrumentos importantes de defesa da saúde e da vida do trabalhador e da trabalhadora. A CIPA pode identificar os riscos, e propor medidas de prevenção. Por isso, o Sindicato tem feito ações que valorizam e fortaleçam as Comissões, para que cada uma cumpra o seu papel de forma ativa, atuante e comprometida.

O Programa de Valorização e Fortalecimento das CIPAs 2025, por exemplo, já tem mostrado resultados concretos. Até o momento, das 204 empresas que estavam com a Comissão irregular, 152 já regularizaram. Além disso, o diá- logo com os cipeiros e cipeiras tem avançado, seja nas portas das fá- bricas, no Encontro de Cipeiros e/ou nos Ciclos de Debates realizados nos últimos meses. Esses avanços são frutos das ações que comprovam que a vida deve estar acima de qualquer interesse econômico.

Mas ainda temos muito a conquistar. A luta é para que todas as CIPAs sejam verdadeiramente atuantes, que não sejam apenas formais, mas sim instrumentos vivos de proteção, prevenção e transformação dentro das fábricas e locais de trabalho. Para isso, é fundamental o engajamento dos trabalhadores, a formação constante dos cipeiros e a fiscalização para que a legislação seja respeitada.

Como parte desse esforço, nesta terça-feira, 19, teremos uma mesa redonda com o Ministério do Trabalho que vai acontecer na OAB- -Osasco e vai reunir a diretoria do Sindicato e representantes de empresas que ainda estão irregulares. Será mais um momento importante em torno de um tema que diz respeito a todos nós.

Fortalecer a CIPA é fortalecer a saúde, a prevenção e o futuro da classe trabalhadora.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #24