Metalúrgicos devem receber primeira parcela do 13º até sexta-feira

Por Auris Sousa | 26 nov 2013

Os metalúrgicos e demais categorias devem receber até a próxima sexta-feira, 30, a primeira parcela do 13º salário, equivalente à metade do valor total da gratificação. A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

O décimo é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. O companheiro que começou a trabalhar na empresa desde o início do ano, deve receber 50% do seu salário atual. Aqueles que entraram depois, receberá o valor proporcional. Já na segunda parcela haverá os descontos do INSS e do Imposto de Renda.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), até o final deste ano, cerca de R$ 143 bilhões devem ser injetados na economia brasileira a título de 13º salário. Os valores devem ser pagos a 82 milhões de brasileiros, que, em média, receberão R$ 1.740 de gratificação.