Manifestantes pedem reforma política democrática para o Brasil

Por admin | 20 maio 2015

Manifestantes da Coalizão pela Reforma Política Democrática se reuniram nesta quarta-feira, 20, em frente ao Congresso Nacional para entregar um abaixo-assinado defendendo um projeto de reforma política democrática para o Brasil. Segundo a presidenta da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil de Goiás (CTB-GO), Ailma Maria, cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes no ato e 700 mil assinaturas foram colhidas em todo o Brasil. Pelos cálculos da Polícia Militar, participaram do protesto cerca de 800 manifestantes.

“Pedimos o fim do financiamento empresarial de campanha. Acreditamos que o financiamento tem que ser exclusivamente público, para que todos os candidatos possam ter os mesmos diretos e para que não tenhamos mais compra de votos no Brasil,” disse.

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas realizam caminhada e ato cultural contra o parecer da Comissão Especial da Câmara dos Deputados para a Reforma Política

A presidenta espera que, com a reforma política, a classe trabalhadora seja mais bem representada. “Que as mulheres possam ter espaço no poder, [assim como] as minorias, a população negra e a comunidade LGBT [lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros], e que o povo trabalhador e campesino possa ocupar espaços no Legislativo, Executivo e Judiciário”, observou.

Segundo Ailma, uma comissão de parlamentares recebeu representantes da coalizão, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para acolher as demandas. O grupo espera ser recebido pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Também na Esplanada dos Ministérios, a Fetraf (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil) faz manifestação pela reforma agrária em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo a entidade, o grupo apresentará suas demandas ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, no início da tarde. [Foto: Agência Brasil]