Maioridade para crimes hediondos não passa na Câmara

Por Cristiane Alves | 01 jul 2015

Com diferença apertada, a mudança da idade penal para que adolescentes autores de crimes hediondos, como estupro e latrocínio (roubo seguido de morte) não foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308. Foram 184 votos contra e 3 abstenções em relação a emenda ao texto principal da redução da maioriade. Porém, a redução da maioridade penal permanece sob análise dos deputados, que devem votar o texto principal nos próximos dias.

Venceu a pressão social, tanto em Brasília, quanto na Internet. Nesta quarta-feira, 30, o Congresso foi tomado pelo movimento social, que se manifestou contrário a mudança. Pela internet, um tuitaço com a hastag #ReducaoNaoESolucao demonstrou o descontentamento com os rumos do debate na Câmara.

O Sindicato encaminhou a cada deputado uma nota, esclarecendo algumas razões da entidade ser contrária a redução da maioridade e solicitando que os parlamentares votassem contra a mudança.

A pressão deve permanecer nos próximos dias já que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que é favorável a redução, disse que vai manter o texto em pauta até o final da votação.