Sindicato na Imprensa

Greve na Delphi contra mudança

Por Auris Sousa | 04 ago 2015

Nesta semana os funcionários da Delphi Automotive, unidade de Cotia, entraram em greve por tempo indeterminado, devido à mudança de local da divisão Powertrain. Na terça-feira, 4 de agosto, os funcionários saíram da sede da empresa e se deslocaram pela Rodovia Raposo Tavares, ocupando a faixa da direita e foram para a Câmara Municipal, depois em direção à Prefeitura em busca de apoio de parlamentares e do prefeito, para que a empresa não saia da cidade.

O presidente da Câmara Sergio Folha interrompeu a sessão para atende-los e disse que farão o possível para que a empresa permaneça na cidade, mas que a decisão cabe apenas à direção da companhia.

Da Câmara, os trabalhadores seguiram para a Prefeitura de Cotia, onde foram atendidos pelo viceprefeito Moises Cabrera e pelo secretário de gabinete José Lopes, que também se solidarizaram com a causa, prometendo marcar uma reunião com a direção da empresa para tentar reverter essa decisão.

Em nota à imprensa publicada pela Agência Estado, a Delphi afirma que, com o objetivo de manter a competitividade do negócio e melhor atender aos seus clientes, a divisão Powertrain será consolidada em Piracicaba. A companhia explica que a transferência das linhas atualmente em Cotia será realizada de forma gradual, com conclusão prevista para 2016. A empresa também alega que aos funcionários de Cotia será oferecida a possibilidade de transferência. A empresa disse ainda que respeita o direito de greve e reconhece as preocupações dos trabalhadores e que mantém o diálogo.

Com a mudança, mais de 700 funcionários podem ser demitidos.

[Fonte: Granja Viana / Link: http://www.granjaviana.com.br/noticias.asp?cn=34&noticias=3229]