Governo cria idade mínima para aposentadoria

Por Auris Sousa | 15 fev 2019

Governo Bolsonaro decidiu criar idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com um período de transição de12.  A proposta da reforma da Previdência deve ser apresentada para o Congresso Nacional na próxima quarta-feira, 20.

No mesmo dia, as centrais sindicais vão promover uma Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora contra a reforma da Previdência, a partir das 10h, na Praça da Sé, em São Paulo. Até lá, o Sindicato passa informações para a categoria sobre as mudanças e ameaças em torno das aposentadorias dos trabalhadores.

A proposta de Bolsonaro prevê a obrigatoriedade de idades mínimas para aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. As idades são as mesmas propostas pelo governo Temer, mas o período de transição da nova proposta é de 12 anos, portanto menor do que o de Temer, de 20 anos.

Os principais pontos da reforma foram definidos na quinta-feira, 14, em reunião que aconteceu entre Jair Bolsonaro e os ministros e secretários de Estado. Até o momento, a idade mínima foi o único tópico da reforma anunciado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.