Espaço da Cidadania destaca em seminário do TRT-PR atuação do Sindicato pela inclusão

Por Auris Sousa | 05 set 2023

A atuação do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região pela inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi compartilhada por Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, na sexta-feira, 1º, durante Seminário organizado pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Paraná.

O evento marcou a abertura do “Mês Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, em alusão ao dia 21 de setembro, e foi promovido pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-PR, coordenado pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, com o apoio da Presidência e da Escola Judicial do TRT-PR.

Em sua palestra, Clemente levantou debates importantes sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, destacou desafios, como os casos em que o Sindicato precisou entrar com ação para que determinadas empresas respeitassem a Lei de Cotas. E, claro, também apontou casos de sucesso em empresas que investem na inclusão, nos quais seus protagonistas com deficiência apareceram em destaque no telão do seminário.

“As pessoas com deficiência possuem habilidades e competências diversas, que agregam valor às equipes e promovem a inovação. Elas só precisam de oportunidades, para isso precisamos romper barreiras e preconceitos”, explicou.

Parceiros pela inclusão no seminário

Sindicatos precisam se apropriar desta luta

Carlinhos e Marcel o seminário

Em sua fala, Clemente defendeu uma maior ação pela inclusão por parte dos sindicatos. “É momento dos sindicatos se abrirem para a inclusão, estou mexendo com esta discussão desde 2001. Participo da movimentação do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco que tem realizado aprendizado constante com a inclusão, tem interagido e compartilhado informações com outros atores do mundo do trabalho e incentivado as empresas a contratarem”, enfatizou.

Clemente também fez críticas ao Ministério do Trabalho, que “há oito anos não tem ninguém na GRTE de Osasco fiscalizando esta questão [do cumprimento da Lei de Cotas], mas tem um coordenador estadual do projeto [José do Carmo – Kal] que participa das pesquisas realizadas pelo Sindicato para garantir a fidelidade das informações passadas pelas empresas”.

Os diretores do Sindicato Alex da Força e Marcel Simões prestigiaram o seminário. “O seminário contribuiu como mais uma oportunidade para reforçarmos a importância da inclusão, despertando a atenção de autoridades, empresas e sociedade”, disse Alex da Força.

Para o diretor Marcel, “a conscientização sobre a necessidade de garantir a inclusão de pessoas com deficiência é um passo fundamental para construir uma sociedade mais igualitária e justa, por isso é preciso que ações efetivas sejam tomadas para que o cumprimento da Lei de Cotas seja garantido”.

Inclusão Já – Durante o evento, os participantes conheceram e tiveram acesso ao livro “Inclusão Já! 22 anos de iniciativas do Espaço da Cidadania e seus parceiros e parceiras pela inclusão das pessoas com deficiência no trabalho.