Envolvimento da Cobrasma com a ditadura será apresentado em Osasco

Por Auris Sousa | 08 ago 2023

A Unifesp apresenta no próximo dia 19 de agosto a pesquisa que analisou o envolvimento da Cobrasma com a ditadura militar (1964-1985). A apresentação vai acontecer no campus da universidade do Jardim das Flores, em Osasco, a partir das 9h30, com a participação de representantes da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. .

“Esta pesquisa conta parte da história do Sindicato, dos metalúrgicos e metalúrgicas de Osasco. Temos que nos apropriar dos resultados dela, quanto classe trabalhadora. No que se refere a atuação do Sindicato, em breve vamos analisar quais ações podemos tomar a respeito”, explica o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

A pesquisa faz parte do amplo projeto temático “Responsabilidade de Empresas por violações de direitos durante a ditadura militar” que também analisa o envolvimento de outras 12 empresas. No dia 19, os resultados da pesquisa sobre a Companhia Docas de Santos também serão apresentados.

O objetivo do projeto é jogar luz sobre os crimes cometidos por empresas e também embasar futuras ações de reparação coletiva pelo Ministério Público Federal. Para chegar às conclusões, que serão apresentadas no dia 19,  um grupo de pesquisadores fez entrevistas, analisou de forma intensa documentos e depoimentos de vítimas. As pesquisas foram realizadas em diversos locais, como no Arquivo do Estado de São Paulo, no Dops (Departamento de Ordem Política e Social) e no Cedoc do Sindicato, no caso da Cobrasma.