Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho será lembrado na sede

Por Auris Sousa | 02 abr 2019

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do trabalho é comemorado em 28 de abril e, para lembrar a data, o Sindicato, junto a demais entidades sindicais e Associações, organizam ato para marcar esta data em 27 de abril, num sábado. A atividade vai acontecer na sede do Sindicato, das 9h às 12.

O ato será dividido da seguinte forma:

8h30 – Credenciamento, café e visita à exposição

9h00 – Abertura – Por que estamos aqui? (Diretoria e entidades presentes)

9h20 – Com está e como fica a saúde do trabalhador – DIESAT

9h40 – A Reforma da Previdência e o prejuízo à saúde do trabalhador – DIEESE

10h00 – Plano de ação sindical em relação ao trabalho decente para pessoas com deficiência no Brasil e a prevenção de acidentes

10h20 – Depoimentos das vítimas de acidentes/doenças (presentes)

10h50 – Lançamento do livro Eternidade – A construção social do banimento do amianto no Brasil

12h00 – Encerramento

Porque o dia 28 de abril?

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia impulsionou o movimento sindical canadense a iniciar uma luta para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados.

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. No Brasil, a data foi instituída em 2005, pela Lei nº 11.121/2005 (PL nº 856/2003, do Deputado Roberto Gouveia – PT/SP).

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.

Inscrição: Os interessados devem se inscrever pelo [email protected] ou pelo Whatsapp do Sindicato, no número 11 9 6078-0209.