FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Dia 9 tem fórum sobre reforma política na sede

Por Cristiane Alves | 31 mar 2015

O Sindicato convida a categoria a participar do Fórum sobre Reforma Política e os Trabalhadores, na quinta-feira, 9, às 19h, na sede. Participam Cida Lopes, do Comitê Osasco de organização do Plebiscito Popular da Reforma Política, Luciano Santos, do MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral), que compõe a Coalizão pela Reforma Política e Murilo Leal, professor de História  do Brasil Contemporâneo e Diretor Acadêmico do campus Osasco da Unifesp.

As manifestações de junho de 2013 expressaram uma série de reivindicações na área da Saúde, Educação, Mobilidade Urbana e também na Política. Em relação a última – mas sem deixar de ter relação com as demais pautas – naquele mesmo ano, um conjunto de movimentos sociais se organizaram e realizaram um Plebiscito Popular que verificou a opinião dos brasileiros sobre a realização de uma Constituinte exclusiva pela reforma política. O resultado foi a vitória esmagadora das opiniões favoráveis, manifestadas por quase 8 milhões de pessoas.

Questões como o financiamento das campanhas, reeleição, a organização de partidos políticos, a representatividade nas Câmaras, Assembleias e no Senado podem ser alteradas, de maneira mais ou menos profunda, de acordo com a intensidade da reforma.

Neste ano, ao mesmo tempo que escândalos de corrupção como o da Petrobras são investigados, a população brasileira busca aprimorar as instituições nacionais. A reforma política é um meio. No Congresso, o presidente Eduardo Cunha encaminhou a criação de uma Comissão Especial que vem discutindo o tema. Eduardo Cunha, por exemplo, já se pronunciou contrário a questões como o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais.

São questões que mexem com o presente e o futuro do país, por isso o trabalhador precisa conhecê-las. Participe do debate!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07