Com valor reduzido, auxílio emergencial começa a ser pago nesta terça

Por Auris Sousa | 05 abr 2021

O pagamento do novo auxílio emergencial começa a ser feito nesta terça-feira, 6, pela Caixa Econômica Federal nas contas digitais já cadastradas dos beneficiários que poderão fazer o saque, conforme cronograma [Veja abaixo].  Apesar do agravamento da pandemia, o valor será bem menor em relação ao do ano passado.

O valor vai variar entre R$ 150 e R$ 375, dependendo do perfil de cada família. Desta vez, apenas uma pessoa por família poderá receber o auxílio. Pessoas que moram sozinhas devem receber R$ 150, famílias com mais de um integrante têm direito a R$ 250. Já as mulheres chefes de família receberão R$ 375.

No pior momento da pandemia, os valores são inferiores aos do ano passado

“Estes valores não são suficientes. Estamos no pior momento da pandemia, com milhares de pessoas desempregadas, sem previsão de uma recolocação no mercado de trabalho. Por isso estamos juntos das centrais sindicais por um auxílio emergencial de R$ 600”, destaca o secretário-geral do Sindicato, João Batista.

No ano passado, o valor mínimo era de R$ 600, até duas pessoas da mesma casa podiam receber. As mulheres chefes de família receberam R$ 1.200.

Para piorar a situação, Bolsonaro deixou de fora as pessoas que perderam emprego no ano passado. Isso porque a MP (Medida Provisória) determina o pagamento somente para quem já recebeu o auxílio emergencial em 2020. Ou, seja, será pago só aos que já estão inscritos nos cadastros públicos.

A previsão é de que 45,6 milhões de pessoas recebam o benefício este ano. No ano passado, quase 68 milhões receberam o auxílio.

Confira se você tem direito ao novo auxilio

Desde sexta-feira, 2, os trabalhadores e trabalhadoras cadastrados no programa podem verificar se foram aprovados no site da Dataprev: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#.

A Caixa também liberou a consulta aos cadastros aprovados pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone 111.

Confira o calendário de pagamento de cada uma das 4 parcelas: