Centrais entregam Pauta da Classe da Trabalhadora para Tebet

Por Auris Sousa | 13 jun 2023

Em plenária sindical, realizada nesta segunda-feira, 12, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, as centrais sindicais entregaram a Pauta da Classe Trabalhadora para a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. O documento, que foi aprovado na Conclat-2022, foi apresentado pela a vice-presidente do nosso Sindicato, Mônica Veloso.

Mônica Veloso, vice-presidente do Sindicato, apresenta Pauta da Classe Trabalhadora para a ministra do Planejamento, Simone Tebet

O documento lista 63 propostas que beneficiam a classe trabalhadora, incluindo reivindicações trabalhistas, econômicas, sociais. Entre elas: política de valorização do salário mínimo, políticas de geração de trabalho e renda, a implantação de um marco regulatório de ampla proteção social, trabalhista e previdenciário, e retomar e ampliar a política nacional e setorial de promoção da saúde e segurança do trabalhador.

A ministra classificou o documento como uma participação completa e organizada daquilo que a classe trabalhadora deseja.

As centrais fazem parte do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), que promove plenárias sobre o PPA (Plano Plurianual Participativo) e realizou este encontro aberto. O PPA é um instrumento criado pelo governo federal que permite à sociedade civil opinar direta e efetivamente sobre rumos do governo.