Ciclo de Debates irá discutir mudanças na CIPA e ações contra acidentes

Por Auris Sousa | 05 jun 2023

Estão abertas as inscrições para o 44º Ciclo de Debates, que neste ano discute as mudanças na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios) e ações para o enfrentamento de acidentes e doenças do trabalho. O debate irá acontecer no próximo dia 22, das 18h30 às 20h30, na subsede de Taboão da Serra.

O Ciclo vai explicar e orientar os participantes sobre a Portaria 4.219, de 20 de dezembro de 2022, que, entre outros pontos, tornou como atribuição da Cipa a adoção de medidas efetivas de combate à violência no ambiente de trabalho, com especial enfoque ao assédio sexual e moral.

O combate ao assédio é urgente, e sempre foi motivo de atenção do Sindicato. Só em 2021, segundo a Justiça do Trabalho, foram registrados mais de 52 mil casos de assédio moral no Brasil e mais de 3 mil casos de assédio sexual.

Acidente de Trabalho

O encontro também vai abordar a necessidade do trabalho conjunto, entre Sindicato, trabalhadores e órgãos competentes o combate aos acidentes e doenças do trabalho. O Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de mortes chegou a 2,5 mil. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

No ano passado, o Sindicato pediu investigação em 12 mortes acontecidas na Multiteiner, Cinpal e Albras. Só na Multiteiner, foram nove que, até hoje, estão cercados por irregularidades e impunidade.

Venha para o Ciclo de Debates e ajude a fortalecer a luta contra os assédios, acidentes e doenças do trabalho. Haverá entrega de certificado de participação. Garanta a sua inscrição com os diretores ou pelo SindZap (11) 9 6078-0209 ou pelo e-mail [email protected].

Fidelidade Sindmetal

Os sócios do Sindicato que participarem o Ciclo de Debates, além de atualizar o conhecimento sobre segurança e fortalecer a luta contra os acidentes e doenças do trabalho, vão ganhar pontos no Fidelidade Sindmetal. Trata-se de um programa criado pela entidade para incentivar cada vez mais a mobilização da categoria. Para participar, é simples. Veja aqui