Após 8 meses, tragédia acidentária na Multiteiner continua cercada por negligência, omissão e irregularidades

Por admin | 24 maio 2023

O acidente de trabalho ocorrido em 20/09/2022 pelo desmoronamento de um mezanino na unidade de fabricação da Multiteiner, em Itapecerica da Serra, durante reunião política que matou 9 pessoas e feriu gravemente dezenas de trabalhadores cuja maioria não tinha registro, segue impune 8 meses após a tragédia. Nem as CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalho) foram emitidas para a quase totalidade das vítimas.

A falta de coordenação e articulação entre os órgãos públicos que atuam no caso prejudica direitos dos trabalhadores e seus familiares, favorecendo a empresa que atuava em área de preservação de mananciais.

O Ministério do Trabalho enviou 5 auditores fiscais, de forma atípica na empresa 3 dias depois do acidente, sonegando informações ao Sindicato e apresentando um relatório em 26 de abril, sem comprovação dos registros dos empregados e sem emissão das CATs, comprovando a omissão e cumplicidade do Estado frente à maior tragédia acidentária entre os Metalúrgicos de Osasco e Região nos últimos 37 anos.