Câmara estende regra do reajuste do mínimo a aposentadorias

Por Auris Sousa | 25 jun 2015

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 24, a MP (Medida Provisória) 672, que mantém a política de valorização do salário mínimo e estende o reajuste para às aposentadorias e pensões. O texto precisa passar ainda pelo Senado, se aprovada, a medida passa a valer de 2016 a 2019.

Política de valorização do salário mínimo é uma conquista das centrais sindicais

Por 206 votos a 179, o plenário aprovou a emenda. Ela prevê que os benefícios previdenciários serão reajustados pela inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior, mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois anos anteriores. Os aposentados pensionistas que recebem um salário mínimo já são contemplados por essa regra. “A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do aumento de todas as aposentadorias e pensões acima da inflação é uma vitória importante para os aposentados, que ao longo de tantos anos vêm lutando pela valorização dos seus proventos”, destacou em nota o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. A política de valorização do salário mínimo é uma conquista da luta unitária das centrais sindicais, por meio das Marcha da Classe Trabalhadora realizadas de 2004 a 2006 à Brasília com a finalidade de, entre outros itens da pauta, de arrancar a correção do salário. Para virar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. “A Força Sindical irá, mais uma vez, mobilizar suas bases para sensibilizar os parlamentares a também reconhecerem este direito legítimo aos trabalhadores brasileiros”, informou Torres.