Assembeias na Cinpal aprovam troca de feriados e fortalecem luta

Por Auris Sousa | 18 abr 2023

Em assembleias simultâneas, realizadas na Cinpal Matriz, Fábrica 2 e 3, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a troca de feriados e fortaleceram a mobilização para que a empresa atenda às suas reivindicações.

Companheiros da Cinpal Matriz aprovaram troca de feriados [Foto: Auris Sousa]

Com as melhorias conquistadas pelos trabalhadores nos fretados, vieram alguns transtornos em pelo menos duas linhas. Uma das críticas se refere ao horário de partida. “Para qualquer avanço, precisa existir mobilização por parte de todos e todas. A reclamação e indignação precisam ser transformadas em mobilização”, enfatiza o diretor do Sindicato Marcelo Mendes.

Companheiros da Cinpal Fábrica 2 aprovaram troca de feriados [Foto: Izaias]

Reivindicações

O holerite é outra questão que tem tirado a “paz” de muitos companheiros e companheiras na Cinpal. Isto porque a empresa, sem consulta alguma, mudou a forma de disponibilizar o documento. Agora, os interessados devem baixá-lo pelo aplicativo ou site do banco. Acontece que, neste processo, boa parte dos trabalhadores e das trabalhadoras tem encontrado dificuldades.

“Precisa resolver isso. Eu não consigo baixar o holerite, quando a gente vai ao banco é outra dificuldade. Nem o RH manda ele para gente. Estou sem saber o que é descontado da minha folha”, reclamou um companheiro.

Companheiros da Cinpal Fábrica 3 aprovaram troca de feriados [Foto: Mineiro]

Outra reivindicação é que a empresa atenda a Convenção Coletiva e volte a fazer as homologações no Sindicato.

Para o diretor Marcel Simões, as reivindicações são justas e precisam ser atendidas. “São direitos que devem ser respeitados. Mas, para isso, a organização e mobilização precisam ser intensificadas”, destaca.