SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Agosto Lilás, mês marca o enfrentamento a violência contra a mulher

Por Bianca Silva | 07 ago 2025

Durante o agosto, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Sindicato reforça a importância da conscientização e mobilização pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contas as mulheres, e neste ano traz a mensagem: “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”.

O mês não foi escolhido por acaso. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei 11.34/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que é reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres.

“A luta é para que a violência contra as mulheres deixe de ser naturalizada. Para isso, é importante exigirmos políticas púbicas que pensem na mulher e que dê condições para ela ser independente e se livrar da violência, se acontecer”, declara a diretora do Sindicato, Etelvina Guimarães.

Violência – Segundo dados do da 19ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024 o país registrou 1.492 casos de femincídios, 97% das vítimas foram mortas por homens. Oito em cada dez foram mortas por companheiros ou ex-companheiros, e 64,3% dos crimes aconteceram dentro de casa.

O número 180 está disponível 24 horas para denúncias de violência em todo o Brasil. O serviço também conta com acolhimento, orientação e encaminhamentos. Se preferir, você pode ter ele adicionado no WhatsApp, pelo (61) 9610-0180.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26