Miguel Torres

Luta contra o trabalho infantil

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  18 jun 2014

A Secretaria da Criança e do Adolescente da Força Sindical lançou, no dia 11, a campanha “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil”. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é comemorado dia 12 de Junho e não pode passar sem uma reflexão e comprometimento.

A manifestação foi realizada na Praça Ramos, centro da capital paulista, e atraiu a curiosidade de um grupo de croatas que veio assistir os jogos no Brasil. É bom que eles vejam que o Brasil não é só futebol, mas luta contra o trabalho infantil também.

Não podemos mais aceitar crianças trabalhando em carvoarias, lavouras, nos semáforos, no tráfico, nos lixões. Criança tem que ir pra escola, tem que brincar. Reivindicamos a redução da jornada para 40 horas semanais para que os pais possam se dedicar mais à educação dos filhos e evitar que eles fiquem largados ou na frente da televisão.

Sindicatos ligados à Força desenvolvem projetos dedicados à criança e adolescente, como o Eremin (dos Metalúrgicos de Osasco), Meu Guri (dos Metalúrgicos de SP), Meu Futuro (Metalúrgicos de Guarulhos), Projeto Sindiquímicos (Químicos de Guarulhos).

Colocando as crianças nas escolas evitaremos adultos com sequelas, mas temos que exigir também mais qualidade na educação, qualificação dos professores e melhoria dos ambientes escolares. Esta luta é de todos!

Miguel Torres, presidente da Força Sindical,
CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo