Miguel Torres

Ditadura nunca mais!

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  27 mar 2014

Passados 50 anos do golpe de 1964, o Brasil se esforça em divulgar as atrocidades da ditadura contra o povo e os trabalhadores e para superar seu triste legado. Por isto, apoiamos a Comissão da Verdade e as seguintes reivindicações:

Identificação, julgamento e responsabilização de agentes envolvidos em perseguições e torturas; Identificação das formas de colaboração na repressão aos trabalhadores e movimento sindical, julgamento e reparação quando tais fatos forem comprovados, mesmo prescritos em leis trabalhistas; Interpretação da Lei de Anistia compatível com os direitos humanos; Recursos para a execução de sentenças baseadas na Lei de Reparação (recursos à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para garantir seu pleno funcionamento).

Fim da Lei de Segurança Nacional; Fim da legislação antidemocrática remanescente, inclusive à relacionada à organização sindical; Promoção dos valores democráticos no ensino (em especial nas escolas e academias militares) e dos conteúdos que expressem o verdadeiro papel da classe trabalhadora na ditadura; Desmilitarização das polícias militares; Extinção da Justiça Militar; Valorização da memória das violações dos direitos humanos, com ênfase na verdade dos trabalhadores; Condições para o eficiente acesso aos arquivos referentes ao período.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical e da CNTM