Programa “Valorizando a Inclusão” apresenta resultados positivos nas metalúrgicas da região

Por Bianca Silva | 17 set 2024

O Sindicato apresentou os primeiros resultados do programa “Valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas no setor Metalúrgico de Osasco e Região”, onde sete das 35 metalúrgicas da região que não cumpriam parcial ou totalmente com a Lei de Cotas, já superaram o percentual de contratação prevista na legislação.

Os primeiros dados da pesquisa foram apresentados na segunda-feira, 16, e mostram que dentre as setes empresas, o índice de contratação teve um aumento de 55,1%, saindo de 34,4% em dezembro de 2023, chegando a 89,5% em agosto deste ano.

Participantes da avaliação do Programa

Os resultados foram apresentados na empresa Modular Data Center, localizada em Santana de Parnaíba. “A empresa já atingiu as vagas de contratações de pessoas com deficiência reservadas pela Lei de Cotas. É um exemplo que deve ser seguido pelas demais metalúrgicas de Osasco e região”, enfatiza o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente.

Carlos Aparício Clemente apresentando primeiros resultados do Programa

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), esteve presente na divulgação e reforçou que a inclusão é possível: “a desinformação e o preconceito é algo absurdo, o Sindicato tomou como uma das prioridades lutar como esse preconceito. A gente sabe que a contratação de pessoas com deficiência é plenamente possível porque já foi feito antes, nós temos pessoas capacitadas e que querem trabalhar, mas que ainda sofrem com o preconceito e a desinformação”.

Presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho) fala sobre a inclusão nas metalúrgicas

O Programa é uma iniciativa do Sindicato com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo. “A diversidade mais do que algo tolerável é algo que deve ser aceito em todas as empresas e principalmente em todos os lugares, pois temos diversos tipos de pessoas no mundo”, avalia José Carlos do Carmo (Kal), auditor fiscal do trabalho e coordenador da Câmara Paulista de Inclusão.

José Carlos do Carmo (Kal) fala sobre a importância da inclusão em todos os lugares