Governo reforça proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval

Por Auris Sousa | 08 fev 2013

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançou na quinta-feira, 7, no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Carnaval de Proteção à Criança e ao Adolescente,  como o objetivo de reforçar e conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças de todas as formas de violência, principalmente durante festas e grandes eventos, como o Carnaval.

Nomeada de “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a campanha conta com filmes em televisão, spots de rádio e materiais impressos de divulgação. Os materiais destacam a necessidade de proteção que devem ser tomadas em relação às crianças e adolescentes. Além disso, também tem um caráter educativo, isto porque explica como as pessoas podem denunciar atos de violência contra crianças e adolescentes: discando 100 ou procurando o Conselho Tutelar.

De acordo com a ministra, o ano de 2012 teve um aumento de 66% no número de denúncias, que chegou a 160 mil. Ela acredita que esse crescimento reflete uma maior conscientização dos brasileiros em relação às atitudes que devem ser tomadas para combater a violência contra a criança e o adolescente.

“Não há como pensar em cuidado com as crianças e adolescentes e em enfrentar a violência sem o apoio da população como um todo. O cuidado tem que ser de toda a sociedade, a começar pela própria família, mas também da comunidade, de quem está brincando e de quem está trabalhando”, avaliou.

Atenção – O Disque 100 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de todo o território nacional. [Com informações da Agência Brasil]