SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

34º Aniversário da Lei de Cotas é comemorado na Superintendência do Trabalho

Por Bianca Silva | 24 jul 2025

Representantes governamentais, empresas, sindicatos e pessoas com deficiência se reuniram nesta quinta-feira, 24, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo para comemorar os 34 anos da Lei de Cotas. O evento foi mediado por Marinalva Cruz, da Câmara Paulista de Inclusão, e contou com a fala de abertura de José Carlos do Carmo (Kal).

“Estamos reunidos aqui, mais um ano, para falar sobre a inclusão, porque este debate, esse encontro, essa conversa, que nós temos, é importante. Mas eu espero o dia em que nós iremos nos reunir apenas para celebrar essa data, sem ter mais percalços”, comentou Kal.

No primeiro momento foram convidados a falar Ruth Silva, do Ministério Público do Trabalho, Anna Paula Feminella, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvana Gimenes, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Rodrigo Goulart, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Michele Moreira, da Superintendência Regional Sudeste I do INSS de São Paulo, e Marcus Mello, da Superintendência do Trabalho. Eles compartilharam atividades que realizaram para a inclusão das pessoas com deficiência, a aplicabilidade da Lei de Cotas e os problemas enfrentados no caminho. 

primeira mesa do encontro

“Com o último concurso, nós tivemos um aumento nos números de fiscais para São Paulo, e conseguimos 275 auditores. Isso vai ajudar bastante para fiscalizar as empresas e garantir o cumprimento da Lei de Cotas”, disse Marcus, ao falar sobre o futuro das fiscalizações no estado.

Na sequência, entidades que atuam pela inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços e pelo cumprimento da lei de cotas foram homenageadas, entre elas: o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e o Espaço da Cidadania.

homenageados

“A partir de 2003 intensificamos a luta pela inclusão de pessoas com deficiência nas metalúrgicas de Osasco e região. Hoje, elas cumprem 97,7% da Lei de Cotas”, disse Gilberto Almazan (Ratinho), presidente do Sindicato.

Leitura da Carta São Paulo

Rick Ribeiro realizou, por vídeo, a leitura da Carta São Paulo “34 anos da Lei de Cotas: entre conquistas e novos desafios”.

O ato de encerramento contou com a apresentação musical de Billy Saga, músico cadeirante e ativista social.

Apresentação Billy Sagas

 

Leia também:

PLR conquistada na Nakata

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25