13º Salário começa a ser pago neste mês

Por Auris Sousa | 19 nov 2015

A primeira parcela do 13º salário deve ser depositada na conta do metalúrgico e da metalúrgica até o dia 30 deste mês, para quem ainda não recebeu. A segunda parcela, na qual incidem os descontos de INSS e IR, deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o pagamento do 13º salário deve injetar na economia brasileira aproximadamente R$ 173 bilhões até dezembro de 2015. O benefício corresponde a um salário líquido a mais por ano. O valor também inclui horas extras e os adicionais de insalubridade, periculosidade e o noturno.

Neste ano, 20 de dezembro cai num domingo. Isso significa que, pela legislação atual, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior, ou seja, na sexta-feira, 18 de dezembro.

Em caso de dúvidas ou de irregularidades procure o Sindicato.