Sindicato na Imprensa

Zico vem a Osasco e implanta metodologia de futebol em clube dos Metalúrgicos

Por Auris Sousa | 08 ago 2014

O ex-jogador e ex-técnico de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, que se consagrou pelo Flamengo (RJ) e foi um dos maiores expoentes da seleção brasileira, visitou Osasco na quinta-feira, 7. O “Galinho de Quintino”, como ficou conhecido nos tempos memoráveis do craque que também atuou pela Udinese, da Itália, e Kashima Antlers, visitou no Jardim Rochdale o Metalclube, clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região para oferecer às crianças da Associação Eremim a oportunidade de aprimorar os principais fundamentos da modalidade durante as aulas oferecidas pela entidade. Os treinadores, agora, passarão a adotar a metodologia da Escolinha Zico 10, cuja preocupação é a transmissão de valores básicos para a formação de cidadãos.

A Associação Eremim, criada em 1999, atende aos compromissos políticos e sociais do Sindicato dos Metalúrgicos. Nos seus quinze anos de atuação, ganhou força até passar a acolher 250 crianças e jovens inseridos em 3.000 famílias. As atividades oferecidas envolvem arte, cultura, recreação, lazer e formação para o trabalho apoiadas pela metodologia e concepção da Educação de Paulo Freire.

Em 2013, a Associação foi uma das vencedoras da etapa nacional do prêmio Itaú-Unicef. O reconhecimento veio após sucessivos anos em que a entidade conquistara etapas regionais e menções honrosas. Além dessas premiações, a entidade recebeu, ainda, apoio do projeto “Criança Esperança” e do Banco Mundial.

À reportagem do jornal Página Zero, que esteve presente ao evento, o ex-craque disse que “a metodologia da Escolinha Zico 10 visa formar um cidadão, trabalhando com crianças que estão em vulnerabilidade social, e incentivando através do esporte novos hábitos, aproveitando o gosto pelo futebol para estimular o estudo e a formação; pois trabalhamos com critérios e também com apresentação de resultados escolares”, finalizou.