FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Voto feminino no Brasil completa 83 anos nesta terça

Por Auris Sousa | 24 fev 2015

Nesta terça-feira, 24, o Brasil comemora 83 anos da conquista do voto feminino. Após anos de lutas e reivindicações, as brasileiras conquistaram o direito de ir às urnas e participar da decisão dos rumos da política nacional.

Em novembro, Coletivo das Mulheres discutiram sobre a situação das mulheres na política

O voto feminino foi definitivamente implementado através do Decreto 21076, de 24 de fevereiro do ano de 1.932, no governo de Getúlio Vargas, porém, tinha algumas restrições. As mulheres só podiam votar com autorização dos maridos (se fossem casadas) e solteiras e viúvas (se tivessem renda própria). Apenas em 1946 o voto tornou-se direito e dever de todas as mulheres sem restrições.

De lá para cá, o país avançou, mas ainda tem muitas lutas a conquistar. Atualmente, as mulheres são 52,1% entre os 142,8 milhões de eleitores. Embora tenha havido um pequeno crescimento, a participação de mulheres na vida política do país ainda está aquém.

Segundo a Câmara, em 2010, foram eleitas 45 deputadas. Em 2014, o número cresceu e 51 mulheres assumiram o cargo neste ano. Este número representa apenas 10% do total de cadeiras na Câmara (513).

No Senado, foram eleitas cinco mulheres: duas se reelegeram e três conquistaram o primeiro mandato. Na Casa, que tem 81 cadeiras, atualmente 11 mulheres exercem mandato.

Os números estão longe de alcançar a cota de pelo menos 30% de candidaturas de mulheres a cargos eletivos.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07