Unidade para enfrentar o governo

Por Auris Sousa | 10 out 2016

O relançamento do livro “1º de maio: Sua Origem, seu Significado, suas Lutas”, do ativista político José Luiz Del Roio, assinado pelas seis principais centrais sindicais brasileiras, consagra a luta unitária dos trabalhadores. O evento aconteceu dia 19 de setembro, antecedendo as manifestações nacionais dos dias 22 e 29, contra a retirada de direitos, pela retomada do crescimento, geração de empregos, distribuição de renda, trabalho decente, aposentadoria digna e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial.

A luta por melhores condições de trabalho e, sobretudo, pela redução da jornada, que estão na ordem do dia, balizam a história dos 130 anos do 1º de maio. E, no dia do lançamento, o autor do livro cobrou pessoalmente do ministro Ronaldo Nogueira explicações sobre comentários que, espantosamente, mencionavam que os trabalhadores passariam 80 horas semanais ou 12 horas diárias em suas funções.

O esforço unitário de lançar o livro e de realizar manifestações, como as dos dias 22 e 29 de setembro, nos dá ânimo e força para enfrentar um governo que privilegia os empresários em detrimento dos trabalhadores.

Milton Cavalo é diretor do nosso Sindicato,
presidente do Centro de Memória Sindical e
presidente do movimento sindical nacional do PDT