FIQUE SÓCIO!

Opinião
COMPARTILHAR

Trabalho e desenvolvimento

Por Auris Sousa | 10 dez 2013

Ao completar 15 anos, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC é um exemplo da importância da articulação regional na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. No quadro de associados estão as sete Prefeituras, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), sete associações comerciais, seis sindicatos de trabalhadores, sete universidades e as empresas do Polo Petroquímico.

Os sindicatos, que fazem parte da Agência desde a sua fundação, assumiram a presidência pela primeira vez neste mandato 2013/2015. É uma composição pioneira com as universidades na vice-presidência, já que a união do trabalho com o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento. Nessa combinação, Sindicato e Agência atuam articulados, de forma complementar, ambos voltados para o desenvolvimento da região e o emprego de qualidade. A Agência tem o importante papel de organizar a região e potencializar novos investimentos, com ações de fomento às empresas e novos negócios, qualificação profissional, diversificação da produção, entre outras.

As entidades de trabalhadores devem se apropriar dos espaços de discussão e ter propostas para apresentar ao coletivo. É preciso transpor as competências e pensar regionalmente, já que atuar apenas no âmbito da própria categoria muitas vezes não é suficiente para resolver os grandes problemas. Tratar dos desafios e das oportunidades de maneira integrada cria identidade regional, impacta a economia e, consequentemente, o mercado de trabalho e os trabalhadores.

Rafael Marques é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07