Trabalhadores se unem contra práticas antissindicais da Nissan

Por Auris Sousa | 06 nov 2014

Trabalhadores brasileiros e estrangeiros protestaram na sexta-feira, 31, contra a práticas antissindicais da montadora Nissan. O ato aconteceu no interior do Salão do Automóvel de São Paulo, com a participação da Secretária do Trabalho de Osasco, Mônica Veloso, que também é secretária-geral (licenciada) do nosso Sindicato, e os diretores da entidade Alex da Força e Edson Cogo.

Segundo o portal Rede Brasil Atual, há muitos anos os funcionários da unidade da empresa no Mississippi, nos Estados Unidos, reivindicam o direito de se associar ao sindicato da categoria (UAW), mas a empresa impede a realização de eleições livres.

Os companheiros vestiam uma camiseta com os dizeres “A Nissan não respeita os direitos dos trabalhadores”. A postura da empresa contraria a Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Para OIT, “a proteção contra atos antissindicais está intimamente ligada à liberdade, faz parte dela”.

Para a Rede Brasil Atual, um trabalhador da montadora no estado americano Moris Mock destacou a importância dos gestos de solidariedade em várias partes do mundo, com objetivo de evitar que a conduta da Nissan se dissemine e de proteger os funcionários que lutam por seus direitos na planta de Canton, no Missisissippi. “Nós tivemos dois ativistas pró-sindicatos demitidos nos Estados Unidos e, graças a muitas atividades de rua promovidas por CUT, UGT, Sindical, nós conseguimos que eles fossem contratados.” [Com informações da Rede brasil Atual]