Trabalhadores se organizam para iniciar marcha em Brasília

Por Auris Sousa | 06 mar 2013

Milhares de trabalhadores de diversos pontos do país se concentram nesta quarta-feira, 6, em Brasília para dar início a 7ª Marcha das Centrais Sindicais e Movimentos Sociais para defender e ampliar os direitos dos brasileiros. Os metalúrgicos da região de Osasco são alguns dos trabalhadores que farão parte do ato.

Em resumo, o ato pede por mais emprego, igualdade social e mais investimento na economia,  educação e saúde. Os principais itens de reivindicação em destaque na marcha são: redução da jornada de trabalho para 40 horas, reforma agrária, a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, uma política de valorização dos aposentados, 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde, correção da tabela do imposto de renda e a ratificação e regulamentação das convenções 158 e 151 da OIT.

Tais itens são parte da pauta da classe trabalhadora, aprovada em 2010 durante a 2ª Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora). O objetivo das centrais é que o governo aprove a pauta, que irá gerar mais benefício tanto para os trabalhadores como para todo o país.

Segundo o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, a previsão é que a presidenta Dilma Rousseff atenda os representantes das centrais para receber e discutir a pauta no final da tarde de hoje. [Foto: Twitter Paulinho da Força/Divulgação]