Trabalhadores ocupam as ruas no 7 de setembro

Por Felipe | 31 ago 2021

Milhares de brasileiros voltam às ruas no 7 de setembro, feriado que comemora a Independência do Brasil após mais de 300 anos de exploração colonial portuguesa. Neste ano, o Grito dos Excluídos, acontece a partir das 14h no Vale do Anhangabaú, e vai reforçar a luta pelo Fora Bolsonaro.

O Grito dos Excluídos é uma grande mobilização que acontece na Semana da Pátria desde 1995, puxado por setores progressistas da sociedade como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos. Já o Fora Bolsonaro é uma continuação das grandes manifestações que acontecem desde maio, sob o lema de Vacina no Braço, Comida no Prato, e Fora Bolsonaro!

Apesar desse consolidado histórico de lutas, o governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), pronunciou-se contra a realização das manifestações, afirmando que não permitiria atos da oposição nesse dia. As organizações dos atos, por sua vez, firmaram o pé e mantiveram o cronograma, pontuando que o direito à livre manifestação é garantido pela constituição. O imbróglio foi finalmente resolvido após o Tribunal de Justiça de São Paulo julgar que Dória não pode impedir os atos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Vamos juntos – Quem se sentir seguro de participar, pode acompanhar os diretores do Sindicato. Concentração às 13h na sede, em Osasco.