Trabalhadores e trabalhadoras lutam em defesa dos empregos e das indústrias em Osasco

Por Redação | 18 out 2024

Por Bianca Lage e Igor de Souza

Na manhã desta sexta-feira, 18, os trabalhadores e trabalhadoras da CBFA e da MecTec se mobilizaram contra o aumento do desemprego e da desindustrialização em Osasco.

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), falou para os companheiros e companheiras sobre a atual situação após o leilão do terreno e sobre a desindustrialização que vem acontecendo na região.

“A nossa luta é para manter as indústrias, manter os empregos e cancelar o leilão e tentar ver outra forma para pagar os ex-trabalhadores da Cobrasma”, comenta Ratinho, que reforça “Aqui é um parque industrial importante, se isso tudo virar prédio, vai afetar principalmente os trabalhadores, mas também a economia da região”.

Presidente do Sidnciato, Gilberto Almazan (Ratinho) durante assembleia

Durante a assembleia, o presidente divulgou a petição online Em Defesa dos Empregos e Indústrias no Município de Osasco, lançada pelo Sindicato e que tem como objetivo endossar a mobilização contra o fechamento das industrias, pois no parque industrial além da CBFA o locado conta com mais 10 empresas.

Para os trabalhadores e trabalhadoras o momento é repleto de incertezas.

“Procurar outra oportunidade na mesma área é complicado, pois já estamos estabelecidos aqui e não temos muitas vagas na nossa área”, comenta um trabalhador da CBFA.

Já para os alguns companheiros e companheiras da MecTec a situação faz relembrar de momentos difíceis pelos quais passaram.

“É um sentimento péssimo, volto a viver uma novela que eu já assisti. Voltar a viver tudo isso não é fácil, a gente tem família e precisa do emprego” comenta um trabalhador.

Ainda dentro das ações do Sindicato, foi entregue um ofício falando sobre a situação para o Deputado Estadual Emídio de Souza, além disso os vereadores de Osasco Emerson do PCdoB e Juliana do PSOL que acompanham a situação entraram com um recurso contra o plano diretor sobre a mudança do zoneamento da área leiloada.