FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Trabalhadores e empresas debatem o futuro da indústria automotiva

Por Auris Sousa | 06 fev 2025

Os desafios e oportunidades para a indústria automotiva reuniram, em 31 de janeiro, trabalhadores e empresários do setor de autopeças no webinar (seminário online) sobre as rotas tecnológicas e o futuro da indústria automotiva. O Sindicato participou do encontro, organizado pela organizado pela CNTM – Força Sindical, CNM/CUT, IndustriALL-Brasil e Sindipeças. 

“Analisamos o cenário nacional, dos Estados Unidos e europeu. Estamos convencidos de que no Brasil temos condições e grandes oportunidades para fortalecer o setor e, respectivamente, impulsionar a geração de empregos, e o melhor: com qualidade”, explica o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), que esteve no webinar acompanhado da vice-presidente da entidade, Mônica Veloso, e do diretor Everaldo dos Santos.

webinar sobre as rotas tecnológicas e o futuro da indústria

O seminário mostrou que o Brasil, por sua diversidade, é um campo fértil para todos os processos de produção de automóveis, sejam eles movidos por combustível híbrido, flex, combustão ou hélio. O mercado, inclusive, também é propício para aqueles movido a hidrogênio. E a diversidade de fontes de energia limpa do nosso país se torna uma grande oportunidade para o setor.

“Precisamos saber aproveitar o que a natureza tão generosamente nos concedeu. Temos sol o ano todo, vento unilateral em extensão territorial enorme, rios em abundância e com queda de água, biocombustíveis (entre eles o etanol), hidrogênio verde, ou seja, tudo para liderar as soluções da redução de emissões de carbono na mobilidade”, defende Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, em entrevista para o imprensa do Sindicato/Visão Trabalhista.

Desafios do Setor

Entre os desafios, Ratinho destaca a desindustrialização que, inclusive, já levou grandes indústrias a fechar as portas. “O programa Nova Indústria Brasil tem condições de fortalecer o setor, para tanto o empenho para que ele beneficie diferentes regiões do país é necessário, logo esta discussão também precisa fazer parte da agenda dos municípios”, alerta Ratinho.

A insegurança jurídica, problemas logísticos e a escassez de acordos comerciais que ajudem o país a aumentar sua inserção nas cadeias globais de valor foram alguns dos desafios apontados por Sahad, que cobra que a Renovação de Frota seja colocada em prática. “Ainda falta uma fonte de financiamento para auxiliar aqueles proprietários de caminhões velhos a trocarem seus veículos por modelos mais novos, menos poluentes e mais seguros. Também é fundamental aprovarmos a Inspeção Técnica Veicular (ITV), que será a ‘mola propulsora’ da renovação”, defende.

Durante o encontro, foi destacado a necessidade de uma agenda conjunta entre trabalhadores e empresários para fortalecer a indústria no Brasil. “O diálogo é essencial, principalmente para garantirmos, no que se refere às transformações na indústria, uma transição justa que também pense na classe trabalhadora”, destaca Ratinho.

“O Sindipeças sempre estimulou a elaboração de agendas conjuntas, que levem em conta todas as convergências, que são muitas. A empresa precisa do trabalhador e o trabalhador precisa do emprego”, enfatiza Sahad.

Conheça as projeções do Sindipeças:

– Vendas: devem crescer entre 4% e 5% sobre os resultados de 2024;

– Exportações: Apesar das dificuldades no cenário mundial − embora esperemos recuperação da economia argentina (FMI projeta crescimento de 5%) −, estimamos aumento de 5% nas exportações de autopeças.

OBS: indicadores poderão ser ajustados ao longo do ano.

Leia também: 

Novidade! Venha assistir ao episódio de estreia do Hora da Boia Cast!

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #04