Trabalhadores e empresários firmam aliança pelo desenvolvimento

Por Auris Sousa | 10 dez 2015

Uma aliança para a construção de uma agenda positiva para que o Brasil supere a crise e volte a crescer. Com esse objetivo, trabalhadores e empresários selaram, na quinta-feira, 3, o Compromisso pelo Desenvolvimento, em evento que reuniu centenas de lideranças de ambos os seguimentos sociais em São Paulo.

CentraisEmpresarios

Unidade demonstra compromisso com o Brasil

Entre os presentes, estavam os presidentes da Força Sindical, CUT, CTB, CSB, NCST, pelos trabalhadores, Anfavea (Associação Nacional de Veículos), Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas), CNI (Confederação Nacional da Indústria), pelos empresários; além de entidades como o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos), Instituto Ethos e Clube dos Engenheiros.

Eles demonstraram preocupação com a crise política. “Interesses individuais estão corroendo o Brasil”, avaliou o presidente da Anfavea, Luiz Moan.

As lideranças reafirmaram a convicção de que há um horizonte maior que a crise. “Podemos melhorar 2016 com uma agenda positiva”, defendeu o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

Ao final do encontro foi lançado um manifesto que propõe medidas como a retomada do investimento público em infraestrutura, no setor de energia, destravar o setor de construção, criar condições para o aumento da produção e exportação da indústria de transformação, entre outras. O documento será apresentado nesta quarta-feira, 9, à presidente Dilma Rousseff.