Trabalhadores da Southco estão na luta por correção do VA

Por Auris Sousa | 04 ago 2021

Os companheiros da Southco estão com a mobilização reforçada para conquistar a correção do VA (vale alimentação). A organização dentro da fábrica já surte efeitos: a empresa se comprometeu a fazer um estudo para verificar a viabilidade do reajuste.

“Nos últimos anos, o vale alimentação desvalorizou, principalmente durante a pandemia, subiu mais que a média da inflação. A defasagem, claro, é sentida pelos trabalhadores na hora de fazer a compra do mês”, explica o diretor Alex da Força.

Sindicato esta junto dos trabalhadores da Southco por correção no vale alimentação

O líder sindical José Roberto destaca a mobilização dos trabalhadores. “Graças à organização dos trabalhadores, a empresa se comprometeu a rever a política de reajuste. Fica cada vez mais evidente que, se o trabalhador não se organizar, não fortalecer o seu sindicato, cada dia mais as empresas vão aproveitar para retirar os direitos dos trabalhadores”, destaca José Roberto.

Ataques ao VA e VR

Emprese já se comprometeu a ver viabilidade do reajuste

Durante a assembleia, os diretores do Sindicato explicaram para os trabalhadores as ameaças que rondavam o vale alimentação e vale refeição, por meio da Reforma Tributária, que tinha uma medida que acabava com a isenção de impostos para as empresas que oferecem estes benefícios. Fato que poderia resultar no fim dos vales para os trabalhadores.

Mas, após pressão dos sindicatos, da Força Sindical e demais centrais, o relator da Reforma Tributária, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Celso Sabino (PSDB), retirou do relatório a proposta que poderia acabar com o vale-alimentação e vale-refeição de 22,3 milhões de trabalhadores.