Terceirização é a maior ameaça contra os direitos dos trabalhadores, diz economista

Por Auris Sousa | 11 maio 2016

Está em andamento, de forma quase silenciosa, o maior ataque aos direitos trabalhistas no Brasil desde que foi promulgada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Trata-se do projeto de terceirização, que permite que a contratação de serviços terceirizados para quaisquer atividades dentro de uma empresa. É o que disse a economista Marilane Teixeira em entrevista ao Visão Trabalhista Entrevista, programa do Sindicato.

“Hoje tem mais de 50 projetos precarizadores para serem votados a qualquer momento [no Congresso Nacional] para tirar direitos. Mas este projeto, sem dúvidas nenhuma, é o pior de todos, porque ele vai tirar toda dignidade, todo direito do trabalhador e da trabalhadora que os construímos na luta, que o movimento sindical construiu nos últimos 50 anos”, destaca Marilane.

O Projeto de Lei 4330, foi tema constantes nas manifestações que a nossa categoria participou nos últimos anos. Ele foi aprovado pela Câmara dos Deputados no ano passado, e desde então está em análise no Senado, como Projeto de Lei Complementar 30.

“Depois da Câmara, o projeto foi distribuído em quatro comissões especiais de trabalho, uma delas é a de Direitos Humanos que é coordenada e presidida pelo Senador Paulo Paim”, explica Marilane.

Assista ao programa na íntegra: