Terça é dia de luta contra o fator previdenciário

Por Auris Sousa | 06 nov 2013

O Sindicato participará na próxima terça-feira, 12, de ato em São Paulo contra o fator previdenciário. A ação é mais uma estratégia das centrais sindicais para a retomada das negociações pela alteração do atual modelo, que reduz o valor das aposentadorias em até 40%.

Nomeada de “O Brasil Contra o Fator”, a manifestação terá concentração na Praça da Sé, a partir das 10h. Dalí, os trabalhadores seguirão para sede da Superintendência Regional do INSS, na Santa Ifigênia. A união das centrais e de trabalhadores de diversas categorias é para cobrar do governo um posicionamento sobre o fator.

No dia 13 de agosto a nossa entidade participou de um ato em frente à Agência do INSS, em Osasco, para cobrar o fim da medida. Na ocasião, diversos aposentados participaram do ato e relataram a situação de suas aposentadorias. A ação fez parte do Ato Nacional contra o Fator Previdenciário, que também aconteceu em diversas cidades do Brasil.

Governo não cumpre prazo

Em reunião realizada em 21 de agosto, com dirigentes das centrais sindicais, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, estabeleceu um prazo de 60 dias para concluir as discussões sobre o fator. O que não aconteceu. Por isto, a necessidade de fortalecer a luta pelo fim da medida, criada em 1998, pelo, então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.

O fator é uma fórmula utilizada para calcular as aposentadorias. Ela leva em consideração a idade do contribuinte, o tempo de contribuição ao INSS e a expectativa de vida do brasileiro.