FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Tentativa de golpe completa dois anos, pesquisa revela alta reprovação popular

Por Igor de Souza | 06 jan 2025

Na próxima quarta-feira, 08, completam-se dois anos da tentativa de golpe de Estado, que envolveu a invasão e vandalização das sedes dos Três Poderes em Brasília, realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Agência Brasil.

Uma pesquisa recente do instituto Quaest revela que 86% dos brasileiros desaprovam esses atos, embora a desaprovação tenha caído de 94% em fevereiro de 2023 para 86% agora. A reprovação é alta tanto entre eleitores de Bolsonaro quanto de Lula, com destaque para o fato de que a resistência à violência institucional reflete a força da democracia brasileira.

Para marcar a data, movimentos sociais convocam o “Ato em Defesa da Democracia”, que contará com a presença de Lula e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, em um evento na Praça dos Três Poderes. A cerimônia, que ocorrerá das 9h30 às 11h, incluirá a entrega de obras de arte restauradas, como o relógio do século 18 e o quadro “As Mulatas” de Di Cavalcanti, danificados durante os ataques. Após a solenidade, Lula participará de um abraço simbólico à Praça dos Três Poderes, em um evento organizado pelo PT e movimentos sociais. O ato tem como objetivo reforçar a defesa da democracia e lembrar os dois anos da tentativa de golpe promovida por bolsonaristas.

Leia também: 

Salário mínimo ganha reajuste de R$ 1.518 a partir desta semana

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #30