Sindnapi lança cartilha sobre fórmula 85/95

Por Auris Sousa | 10 jun 2015

Para esclarecer a população sobre a fórmula 85/95, o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) lançou em parceria com a Força Sindical uma cartilha que explica o processo de aposentadoria caso a medida seja adotada no sistema previdenciário como alternativa ao fator previdenciário. Para isso, a presidenta Dilma Rousseff tem até dia 17 deste mês para votar a fórmula.

“Desde sua fundação, em 2000, o Sindnapi luta pelo fim do Fator, qualquer fórmula é melhor que o fator. Por isso pressionamos os deputados e senadores pela sua flexibilização. Agora a batalha é para que Dilma sancione, já pedimos uma reunião com ela e as centrais, a expectativa é que ela não vete”, contou o presidente do Sindnapi, Carlos Ortiz.

Com a aprovação da fórmula, as mulheres poderão se aposentar com 30 anos de contribuição e 55 anos idade (85 anos). Já os homens com 35 anos de contribuição e 60 anos de idade (95 anos).

Aqueles que já tiverem tempo de contribuição, mas que ainda não atingirem a soma 85 ou 95, cada ano de trabalho vai valer por dois.