Sindnapi divulga nota de repúdio contra veto à fórmula 85/95

Por Auris Sousa | 17 jun 2015

O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) reforçou nesta quarta-feira, 17, sua posição contra veto à fórmula 85/95 por meio de uma nota de repúdio. Isto porque a presidenta Dilma Rousseff tem que decidir hoje se veta ou sanciona a regra, que é uma alternativa ao fator previdenciário, que reduz em até 40% o valor das aposentadorias.

Veja nota na íntegra:

Nota de Repúdio

Sancionar a Fórmula 85/95 é reparar um erro histórico de um país sobre o seu povo

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical mantém vigília, em Brasília, para que o bom senso e a justiça prevaleçam, e iluminem os pensamentos da Presidente Dilma Rousseff, no sentido de que sancione a Fórmula 85/95.

Tornar optativo a 85/95 é reparar um erro histórico, uma vez que o Fator Previdenciário, que reduz em até 50% os benefícios dos trabalhadores, no momento sua aposentaria, representa um dos mecanismos mais cruéis de um governo sobre seu povo. Sancionar, possui um peso histórico ainda maior para Dilma Rousseff, que tem raízes fincadas em bases trabalhistas e venceu as eleições com o discurso e o compromisso com os menos favorecidos no sistema. Assim, além de reparar historicamente, é também um ato de coerência.

Perpetuar o Fator Previdenciário é estender a pena sobre os trabalhadores. Qualquer justificativa, equação ou premissa é oca e sem sentido quando se trata de retirar direitos de trabalhadores que contribuíram uma vida toda para a formação da nação. São inaceitáveis propostas como a 90/100 ou 95/105, que amarram bolas de ferro nos tornozelos dos trabalhadores, sendo tão desumanas quanto o atual Fator.

Se há um momento, na História do Brasil, de um governo ser justo com o seu povo, um desses momentos é agora. Dilma tem a possibilidade de mudar, a nossa história de desigualdades.

Assinam:

Carlos Andreu Ortiz