Sindicato vai participar da 1ª Conferência do Trabalho Decente

Por Auris Sousa | 07 ago 2012

O diretor Gilberto Almazan representará o Sindicato na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que começa nesta quarta-feira, 8, em Brasília, e vai até domingo, 12. O objetivo é debater políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social e construir uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente no Brasil.

Ao todo, 1.250 delegados do movimento sindical e do empresariado, como também políticos e sociedade civil, participarão da conferência e irão debater e analisar propostas que foram apontadas nas Conferências Estaduais, que aconteceram no segundo semestre de 2011.

O debate vai potencializar as lutas dos trabalhadores, podendo não só concretiza-las como amplia-las. “A partir do momento em que a OIT começou a discussão sobre trabalho decente, começou a pensar políticas públicas voltadas para o mundo do trabalho”, analisa o diretor do Sindicato, Gilberto Almazan.

Serão discutidas propostas voltadas para negociação coletiva, fiscalização trabalhista, Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, Política de valorização do salário mínimo e muitas outras. Acesse o conjunto das propostas aqui.

Congresso – Não é de hoje que o Sindicato está engajado pela construção do trabalho decente. Prova disso foi o VII Congresso, que teve como lema “Rumo ao Trabalho Decente, por uma Sociedade Mais Justa” e apontou diversas ações acerca do tema que serão realizadas pela entidade em conjunto com os metalúrgicos de Osasco e região.