Sindicato vai no lançamento de livro sobre inclusão no setor químico

Por Auris Sousa | 23 jul 2024

Foi lançado no último sábado, 20, no Cefol Campinas, o livro “Os desafios da inclusão: informações e desafios de PcDs químicos”. Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, e os diretores do Sindicato Marcel Simões e Alex da Força fizeram questão de assistir o lançamento.

“São mais informações chegando para alavancar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, comemora Clemente. “A luta pela inclusão é permanente e poder acompanhar mais sindicatos interessados em fortalece-la só nos motiva mais”, destaca Marcel.

De autoria de Douglas Ferreira e Remígio Todeschini, a publicação é uma produção da Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico) da CUT e mostra como está a participação das pessoas com deficiência no setor.

Desafios – De acordo com a Fetquim, “nenhuma das principais atividades econômicas do setor químico (ou que inclui o farmacêutico) atingiu o percentual mínimo necessário de contratação de pessoas com deficiência”, ou seja, muitas empresas estão desrespeitando a lei de cotas.

Dentro do setor químico brasileiro o número de pessoas com deficiência envolvidos na produção de produtos de borracha e materiais plásticos (37%) empata com o de fabricação de produtos químicos (36%). Depois vêm os que atuam na fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (27%).

No caso de trabalhadores representados pela Fetquim, a maioria trabalha na fabricação de produtos químicos (44%), seguida pela fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (32%) e apenas 24% na fabricação de produtos de borracha e plásticos.