Sindicato propõe audiência pública em Itapecerica sobre acidente na Multiteiner

Por Auris Sousa | 22 set 2023

Diante das ausências de informações, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região propôs à Câmara Municipal de Itapecerica da Serra nesta quinta-feira, 21, a realização de uma audiência pública com o intuito de discutir as investigações e trazer à tona a importância da segurança no local de trabalho. O diretor do Sindicato Marcelo Mendes e o companheiro Carlos Aparício Clemente foram recebidos pelo presidente da Câmara, Ronaldo de Jesus Pires (Cepacol).

“A população ficou indignada, revoltada e quer um esclarecimento maior sobre este caso. Sabemos que a Justiça é muito morosa, dependendo da situação anda a passos de tartaruga”, disse Cepacol”, que reforçou: “isso não pode cair no esquecimento”, quando recebeu o ofício do Sindicato que consta a solicitação da audiência.

Diretor do Sindicato Marcelo Mendes entrega ao presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Cepacol, ofício com solicitação de audiência pública

Audiência

O presidente da Câmara, então, mostrou interesse na proposta e disse que dará seguimento para a realização. Com isso, segundo ele, será enviado um ofício para os dez órgãos que atuam nas investigações do acidente que, em 20 de setembro de 2022, matou nove pessoas e feriu outras 28. “Só vai depender do encaixe da data. E no dia marcado, todo mundo estará aqui na Câmara”, pontuou.

Reunião aconteceu no gabinete do presidente da Câmara de Itapecerica da Serra

O diretor Marcelo explica que o “objetivo da audiência é proporcionar um espaço para que as instituições envolvidas nas investigações possam apresentar os resultados obtidos até o momento, discutir as medidas para garantir os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários do conjunto dos trabalhadores, os quais não foram respeitados, bem como assegurar estes direitos aos demais que se encontram na empresa”.

Cepacol se mostrou interessado na audiência e disse que dará seguimento para a realização

Clemente ressalta: “queremos transparência e informação. As vítimas e seus familiares merecem isso. Vidas e sonhos foram interrompidos”.

Dentre as instituições que serão convidadas estão o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Cerest (Centros de Referencia em Saúde do Trabalhador), VISA (Vigilância Sanitária), entre outros.