Sindicato presta solidariedade e apoio a terceirizados vítimas de calote

Por Cristiane Alves | 23 maio 2018

O nosso Sindicato presta assistência a trabalhadores terceirizados que procuraram a entidade na terça-feira, 22, em busca de orientação e auxílio, já que a empresa da qual são empregados os abandonou com dois meses de salários atrasados. Eles trabalham para uma empresa de Belo Horizonte, a Mensure Engenharia e Serviços, montando estruturas metálicas para outras empresas.

Diretor Gilberto Almazan presta primeiras orientações a trabalhadores que procuraram ajuda do Sindicato

Até segunda-feira, 21, eles prestavam serviço para a empresa Dânica Zipco, numa obra na Companhia de Melhoramentos de Papel e Celulose, em Caieiras.

Ao chegarem na empresa, foram dispensados porque já havia uma nova contratada prestando o mesmo serviço. Ficaram sem o trabalho e sem qualquer satisfação da Mensure nem da contratante sobre seus salários e demais obrigações devidas pela empresa. Uma quarteirização de trabalho em que os maiores prejudicados são os trabalhadores. Eles já estavam em aviso prévio, mas permaneciam trabalhando na esperança de receber os salários atrasados. Porém, levaram o calote e as empresas que subcontrataram os serviços da Mensure também não quiseram saber de ajudar.

Outra ameaça é o despejo da casa onde eles estão alojados, em Barueri. A maioria vêm do Nordeste, principalmente Paraíba e Ceará, e não tem dinheiro nem para alimentação, muito menos para bancar o retorno a suas cidades de origem. Eles não estão na base do nosso sindicato, mas achamos fundamental prestar apoio e solidariedade a estes companheiros, vítimas do perversidade da quarteirização de mão de obra.

O Sindicato levou os trabalhadores ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para denunciar e buscar o acionamento da empresa e daquelas onde eles prestavam serviços. O MPT fez uma audiência e, a pedido do Sindicato, dialogou com a Gerência Regional do Trabalho, que irá fazer o calculo das rescisões para que a conta seja apresentada a todas as empresas envolvidas, que serão intimadas a comparecer ao MPT nesta quinta-feira, 24, em Barueri.