Sindicato participa do Congresso IndustriALL

Por Auris Sousa | 13 out 2016

De 3 a 7 de outubro, as diretoras Claudia Reguelin, Etelvina Guimarães, Monica Veloso e o diretor Everaldo dos Santos representaram no nosso Sindicato no 2º Congresso da IndustriALL Global Union, que aconteceu no Rio de Janeiro. Durante o encontro dirigentes sindicais do setor metalúrgico, químico, do ramo têxtil, entre outros de diversos países, apresentaram e discutiram propostas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Dirigentes discutem caminhos na luta contra ofensivas

Com o tema “A Luta Continua”, o combate ao trabalho precário, o fortalecimento das entidades sindicais, a elaboração de uma política industrial sustentável, a análise do papel das multinacionais no planeta e o fortalecimento da justiça social e da democracia foram os eixos definidos no plano de ação que a nova direção da IndustriALL Global Union implementará para o período de 2016 a 2020. A IndustriALL tem sede em Genebra e representa mais de cinquenta milhões de trabalhadores dos setores químico, têxtil, minerador, energia e metalúrgico de 140 países.

No Congresso, os dirigentes sindicais, além de conhecerem a realidade e dificuldades de metalúrgicos de outros países, bem como de outras categorias, também foi um momento para eles se mobilizarem ainda mais em defesa dos direitos de todos os trabalhadores. Dirigentes de outros países se mostraram solidários com luta dos sindicatos brasileiros contra retirada de direitos.

Na ocasião também foi eleita a nova direção da entidade, com sessenta membros representando os cinco continentes. Seis cargos ficaram para a América Latina, dentre os quais, três para o Brasil. Destes, dois são ocupados por dirigentes da Força Sindical: Mônica Veloso, do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, e Edson Bicalho, secretário-geral da Fequimfar (Federação dos Químicos de São Paulo).

Participação das Mulheres – Ao longo do encontro, também se falou sobre a participação da mulher tanto no Congresso como na direção a IndustriALL. Hoje elas são cerca de 20%, para o próximo Congresso, os sindicalistas esperam dobrar este percentual.