Sindicato participa do 3º Congresso Mundial da IndustriALL

Por Auris Sousa | 16 set 2021

Os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Monica Veloso (vice-presidente licenciada) e Everaldo dos Santos, participaram na terça, 14, e quarta-feira, 15, do 3º Congresso Mundial da IndustriALL Global Union, entidade que representa mais de 50 milhões de trabalhadores dos setores metalúrgico, têxtil, mineração, energia e químico, em 140 países.

Diretores do Sindicato marcaram presença no Congresso da IndustriALL

No primeiro dia de plenária, foi realizado o processo eleitoral que escolheu a nova gestão da IndustriALL. e iniciado os debates com discussões que fortalecem a representatividade das mulheres em todos os níveis da entidade, que, atualmente, estabelece uma meta de 40% de participação. “Ao iniciar por este tema, o Congresso demonstra o quão importante é a questão da igualdade de gênero, e como ganha relevância no debate e organização política”, destaca Monica, que também é vice-presidente da CNTM e, até então, CoPresidenta do Comitê Mundial de mulheres da IndustriAll.

Em suas redes sociais, Monica destacou a importância deste espaço em destaque para as mulheres: “Quero dizer as companheiras e companheiros que lutam pela justiça e pela democracia, que, no dia de hoje, nossa voz se faz ouvir na maior organização global de trabalhadores e trabalhadoras das indústrias do mundo. O lema do nosso Congresso nos traz a mensagem da ” unidade por um futuro justo”, façamos deste clamor um ato de empoderamento, solidariedade e sobretudo de inclusão, que certamente demonstrará ao mundo do trabalho que nossa organização valoriza e respeita a representatividade de gênero nos espaços de poder sindical.”

Monica destaca a importância da participação das mulheres na IndustriALL

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 também teve destaque no Congresso. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região Everaldo dos Santos explica que o Congresso trouxe toda uma estratégia com relação a política industrial e sustentável, com base na agenda do trabalho decente. Na qual, o futuro do trabalho na era digital e da indústria 4.0 será tema prioritário da organização, assim como uma transição justa, que seja feita moralmente, ambientalmente e socialmente aceitável.

Sobre a presença no Congresso, Everaldo conta que a participação do Sindicato fortalece a representatividade da base em importantes espaços de discussão e ação. “Não só permite que os metalúrgicos de Osasco e região tenham protagonismo na construção de políticas afirmativas voltadas não só para a classe trabalhadora, mas também para a sociedade em geral”, destaca.

Após dois dias de debates, as principais resoluções do Congresso foram: o compromisso de fortalecer a luta da classe trabalhadora em vários países e o compromisso de fortalecer as organizações sindicais, através da ação sindical com ampliação dos associados.